MAFIA: DEFINITIVE EDITION | Um remake a altura do original (Review)
Mafia: Definitive Edition Ă© um remake do jogo Mafia: The City of Lost Heaven, lançado em 2002 pela 2K Czech e que traz uma histĂłria centrada no taxista Tommy Angelo, que se vĂȘ obrigado a entrar para a famĂlia de Don Salieri, apĂłs salvar dois de seus homens em uma perseguição contra gĂąngsteres rivais.
Em sua versĂŁo definitiva, MĂĄfia traz de volta a mesma histĂłria do jogo original, contada por capĂtulos e sem a possibilidade de interação do jogador e de finais alternativos. O grande diferencial dessa nova versĂŁo com relação ao jogo original de 2002 estĂĄ na parte grĂĄfica do game, que foi totalmente refeito, com novos atores, novas dublagens, a cidade foi remodelada e modernizada, contando agora com paisagens lindas e realistas.
Na modernização da cidade do jogo, os jogadores de longa data da franquia irão notar pequenos nuances, como a mudança do Bar de Don Salieri de lugar dentro de Little Italy, a diminuição da estrada para chegar a pista de corrida e mais estradas de terra saindo ao norte da cidade, rumo ao aeroporto.
Sua jogabilidade tambĂ©m foi modernizada. Podendo alterar entre diferentes nĂveis de dificuldade, o jogador pode optar pelo nĂvel mais tranquilo onde a mira das armas e direção de veĂculos Ă© mais amigĂĄvel, ou modos difĂceis, de acordo com seu grau de habilidade.
Por falar em veĂculos, Mafia: Definitive Edition traz algumas novidades interessantes para os jogadores, que Ă© a possibilidade de dirigir tambĂ©m motocicletas, inclusive a polĂcia de Lost Heaven tem suas prĂłprias Harleys personalizadas, algo que nĂŁo estĂĄ presente no game original. Tal qual o jogo de 2002, os veĂculos em trĂąnsito na cidade evoluem conforme os anos vĂŁo se passando.
Lista traz os melhores filmes sobre a MĂĄfia de todos os tempos!
Outra diferença entre o game original e seu remake, é o aumento de cutscenes para detalhar mais a história. Vejam bem, a trama do jogo, quando lançado em 2002, era um pouco mais simples e não tão detalhada, se focando mais no principal para a trama, sem desenvolver muito os personagens. Agora temos cutscenes novas trabalhando mais o roteiro do game, mas sem se prolongar demais.
Tommy Angelo teve sua personalidade um pouco alterada tambĂ©m. Se no jogo original, ele parecia sempre perdido no meio da famĂlia Salieri, agora ele se mostra mais ambientado e “mais gĂąngster”, claro, mantendo seu lado bom a vista.
Infelizmente, o jogo não conta com o modo Passeio Extremo, que é muito divertido e no jogo original é liberado ao finalizar a campanha principal. Segundo o designer principal da Hangar 13 no game, Ondrej Vevoda, disse terem juntado os modos Passeio Extremo e Passeio Livre, com surpresas escondidas em todo mapa. Confesso que ainda não explorei muito esse modo, mas espero encontrar as missÔes para desbloquear meus queridos Hot Rods!
Enfim, vamos resumir o que achei desse remake.
Mafia: Definitive Edition Ă© um Ăłtimo fan-service! Traz os fĂŁs antigos de volta para a franquia, com um visual e recursos rejuvenescidos, mas que poderia ser um pouco mais do que isso. Por seguir uma trama linear, poderiam ter desenvolvido mais capĂtulos, pois o jogo acaba sendo um pouco curto, diferentemente atĂ© mesmo de suas duas sequĂȘncias.
Tecnicamente o jogo é muito bom, sendo sua jogabilidade, gråficos e trilha sonora muito bem executados. A trama, mesmo sendo a mesma de 18 anos atrås, ainda é cativante e cairia muito bem em um filme ou minissérie.
Espero que a Hangar 13 e a 2K Games estejam planejando lançar DLC’s para aumentar o tempo de gameplay de seu Ăłtimo jogo! Ainda assim, Ă© totalmente recomendado aos fĂŁs de jogos do gĂȘnero e de filmes, livros e sĂ©ries que mostram a MĂĄfia Siciliana.
Trailer:
Nenhum comentĂĄrio